sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval ocupa a salas de aula e mostra que a cultura pode e deve estar no conteúdo curricular da escola.

 Na Escola Classe 416 Sul, carnaval  é conteúdo para as aulas, e, ao invés de ser apenas um momento de descontração para os alunos mostra que é possível aprender brincando, dançando e cantando.
Samba, bateria, desfiles, marchinhas, maracatus, sambas de roda, frevo, entrudo e blocos de rua. Essas são algumas das manifestações da cultura popular brasileira que encontram no período do Carnaval o espaço certo para ocupar as salas de aula. Associadas ao conteúdo escolar, essas atividades mostram para os alunos valores culturais e históricos do Brasil que vão muito além do Carnaval mostrado na TV.
Outras fotografias na galeria de fotos.
  


  • A origem do carnaval


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.



  • MARCHINHAS DE CARNAVAL

Poucas pessoas sabem, mas a origem das marchinhas brasileiras de carnaval está intimamente ligada as marchas populares portuguesas, embora com letras e melodias mais simples. Os costumes carnavalescos tiveram início por volta do ano de 1641, onde as marchinhas não se faziam presentes, porém as brincadeiras de ruas conhecidas como entrudos e onde o hábito de jogar na cabeça das pessoas um balde com água suja, era muito difundido.
As marchinhas brasileiras é a junção de dois ritmos a marcha-rancho manifestação popular religiosa do Dia de Reis e as músicas populares portuguesas. As pessoas no Brasil saiam as ruas fantasiadas em cima de carros enfeitados e coloridos, daí nasceu os carros alegóricos que vemos hoje nas escolas de samba.
Fonte: Revista Drogaria São Paulo – Edição 30 – Fev/Mar 2011 – Editora Profashional